domingo, 7 de julho de 2013
LUMINÁRIA
Luminária de borboletas, uma ideia é colocar chapas de RX de molho na águia sanitária (Candida) para perder a cor e depois recortar na forma de borboletas.
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Centros e Museus de Ciência do Brasil
Centros e Museus >> Brasil
Guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil 2009
Um catálogo de consulta fácil e divertida. O guia Centros e Museus de Ciência do Brasil 2009 é ideal para quem quer encontrar rapidamente informações sobre os espaços de ciência no Brasil, que não param de crescer a cada ano; para quem trabalha divulgando as atividades da área ou tem interesse em conhecer um pouco mais do que vem ocupando as cabeças de cientistas, pesquisadores e inventores brasileiros.
São 190 espaços de popularização de ciência espalhados pelo país: como museus, zoológicos, aquários, planetários, observatórios e jardins botânicos, que mantêm uma programação variada para todas as faixas etárias. O guia também poderá ajudar você a conhecer um pouco mais da sua cidade e, quem sabe, a elaborar promissores roteiros turístico-científicos. O que não falta é coisa para descobrir!
O guia – cuja primeira versão foi lançada em 2005 – é editado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), pela Casa da Ciência (UFRJ) e pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Boa viagem!
Mais informações: secretaria@abcmc.org.br
|
REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
Como Fazer Pinguins de Garrafa PET
Você vai precisar de: 2 garrafas PET do mesmo tamanho; cola quente; tintas acrílicas (branca, preta e coloridas); verniz acrílico brilhante; primer para PET; marcador de CD preto; pedaço de lã e pedaço de tecido.
1º Passo: lave as garrafas e as seque completamente. Corte a primeira garrafa separando a base. A segunda garrafa deve ser cortada ao meio.
2º Passo: reserve apenas essas duas partes da garrafa e encaixe uma na outra. A parte maior deve encaixar na parte menor, mais ou menos de 0,5 a 1 cm.
3º Passo: Pressione um pouco a parte maior para baixo e coloque uma gota de cola quente em 4 pontos opostos. A cola não deve estar muito quente, se não deforma a garrafa. Depois disso, a parte do encaixe deve ficar para baixo, pois será os pés do pinguim. Passe uma demão fina de primer, que dará maior aderência às tintas no PET.
4º Passo: desenha a barriga do pinguim em uma folha de papel e recorte para fazer o molde. Passe o desenho para o corpo com o marcador preto. Em seguida, pinte a barriga com tinta branca, cuidando para não borrar o contorno preto. Caso precisar, passe 2 ou 3 demãos.
5º Passo: pinte o corpo e os pés do pinguim de preto e deixe secar. Escolha uma cor e pinte o gorro.
6º Passo: use a imaginação para decorar o gorro. Aqui, pontinhos foram feitos com o cabo do pincel. Faça também os olhos e a boca.
7º Passo: depois que tudo estiver seco, passe uma demão de verniz acrílico brilhante por tudo. O pom pom é opcional. Para fazê-lo, basta enrolar em dois dedos algumas voltas de lã (nesse caso, foram 50 voltas).
8º Passo: retire os dedos e dê um nó no pom pom. Corte as laterais com a tesoura para soltar os fios.
9º Passo: cole o pom pom pronto na cabeça com a cola quente. Pegue uma tira de tecido, enrole ao redor do pescoço e dê um nó para fazer o cachecol.
Uma ótima maneira de nós envolvermos as crianças (principalmente nas partes de pintar) e ensiná-las que é possível se divertir reaproveitando coisas que temos em casa! Quem fizer, pode enviar para a gente que vamos postar depois aqui no blog.
- via Vila do Artesão.
RECICLAR É PRECISO!!!
Todo mundo já ouviu falar de bicombustível, ecologia, reciclagem e sustentabilidade. Afinal, são palavras da moda. Mas poucas pessoas as entendem como parte integrante de um único sistema capaz de salvar o planeta da destruição. Nesse contexto, o Blog nasce com intenção de discutir e aprofundar temas ligados a Sustentabilidade e Ecologia. Entendendo o Desenvolvimento Sustentavel como a capacidade de suprir as necessidades atuais sem comprometer o desenvolvimento das gerações futuras. Por isso, temos como principio básico o 5’Rs: REPENSAR,
RECUSAR, REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR
É importante pensar na coletividade. Temos visto nos últimos meses grandes desastres ambientais. Nesse contexto, a sustentabilidade é a saída para a conscientização das pessoas e o entendimento comum. Segundo o agrônomo Fábio Vírginio, o desenvolvimento sustentável só pode ser alcançado com a participação de todos os indivíduos que constituem a sociedade. “É um trabalho de uma geração e não de apenas uma pessoa”, destaca. Ele também chama atenção apara a necessidade das mudanças de postura. “Apesar de ser um trabalho de todos, temos que fazer nossa parte. Não podemos ficar parado”, conclui.
E para ajudar você na missão de preservar o lugar que vivemos, o Blog vai trazer as mais recentes novidades e as discussões ligadas ao tema. Vale lembrar que você pode participar com suas opiniões, sugestões e informações. Juntos vamos contribuir com o futuro do planeta.
Por: Rui Gonçalves
Assinar:
Postagens (Atom)