Sorvete instantâneo
uma receita deliciosa, preparada com uma pitada de ciência
Na cozinha, ingredientes dos mais variados se transformam em doces, bolos, salgados… Você é do tipo que gosta de se aventurar em novas receitas e preparar quitutes? Pois hoje trago uma receita imperdível.
Você vai precisar de:
* suco de frutas da sua preferência;
* leite condensado;
* gelo;
* sal;
* saco plástico pequeno, para fazer sacolé;
* saco plástico grande;
* luvas de borracha.
Para começar, misture, em uma vasilha, quantidades iguais de suco de fruta e leite condensado. Coloque a mistura no saco plástico pequeno e feche-o com um nó.
No saco plástico maior, coloque dois copos de gelo moído (que você pode produzir quebrando os cubos com um socador de madeira) e acrescente meio copo de sal. É hora de colocar suas luvas de borracha, para proteger as mãos do frio enquanto manipula o gelo.
Então, coloque o sacolé dentro do saco maior, de forma que fique totalmente envolto pelo gelo, que agora já deve estar meio derretido por causa do sal. Retire o excesso de ar do interior e feche o saco plástico grande.
Manuseie, como se estivesse amassando o saco gelado. Quando perceber que a mistura de suco com leite condensado ganhou consistência cremosa, abra o saco grande, retire o sacolé, faça um furinho em uma das pontas e… é hora de se deliciar!
Enquanto saboreia a guloseima, pense: qual foi a função do sal nessa história?
O sal diminui o ponto de congelamento da água fazendo com que o gelo se forme em temperaturas mais baixas. Se o gelo já estiver presente, a adição de sal aumenta seu ponto de fusão fazendo ele derreter mais rapidamente. O sal afeta o modo como a água congela, alterando a velocidade com que as moléculas de água se movem, abaixando a temperatura do gelo fazendo com que o sacolé fique pronto mais rápido.
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/sorvete-instantaneo/