domingo, 31 de agosto de 2014

Lente de Aumento


Material Necessário:
  • Uma vasilha de boca larga
  • Filme plástico para alimentos
  • Um pouco de água
  • Algo que queira ver "aumentado"

1. Coloque algum objeto dentro da vasilha limpa e seca.
2. Cubra a boca da vasilha com um pedaço de filme plástico e prenda-o levemente nas bordas da vasilha. Coloque sua mão fechada no centro do filme e aperte devagar, afundando o filme, sem romper. Prenda-o bem na beirada da vasilha.
3. Observe bem o objeto dentro da vasilha, após colocar o filme plástico
4. Coloque um pouco de água na superfície do filme e observe novamente o objeto. Você vai notar que o objeto dentro da vasilha parece ter aumentado. Sua lente de aumento está pronta!


Cláudio Shida explica que formamos uma lente plano convexa, ou seja, uma das superfícies da lente é plana e a outra, é convexa:
A superfície curva desvia os raios de luz que passam por ela como se fosse uma lente de aumento. Com isso, vemos uma imagem aumentada do objeto que está do outro lado.

Veja como podem ser as lentes:

Cláudio diz que o fato de você ver os objetos aumentados nesta lente plano convexa e sem inversão de imagem é porque os objetos dentro da vasilha estão dentro da distância focal da sua lente. 






A Múmia



  • 1 Ovo Pelado (1 ovo cru e vinagre; veja a Experiência 1)
  • 1 quilo de sal de cozinha
  • 1 vasilha de vidro ou plástico onde caiba o ovo com folga
  • se tiver, uma balança para pesar o ovo


1. Para fazer o ovo pelado, você só precisa deixar 1 ovo cru mergulhado em vinagre durante 2 dias. Troque o vinagre no segundo dia, para acelerar o processo. Você pode manipular esse ovo pelado, mas não aperte com força! Veja mais detalhes na Experiência do "Ovo Pelado". 
2. Caso tenha uma balança, pese o ovo assim que tirar do vinagre. 
3. Coloque uma certa quantidade de sal no fundo da vasilha; cerca de 2 dedos está bom.
4. Coloque o ovo pelado sobre o sal e, com a ajuda de uma colher, cubra totalmente o ovo com mais sal. Nesta fase, você vai usar metade do pacote de sal.

5. Observe o que aconteceu depois de 1 ou 2 dias. Você vai notar que o sal que está bem próximo ao ovo ficou úmido. Essa umidade é uma conseqüência da saída da água e um pouco de vinagre de dentro do ovo.  É por isso que o ovo parece menor, pois já não está tão cheio de líquido.

PROCURE DEIXAR A VASILHA EM LOCAL AREJADO PARA QUE O VINAGRE QUE ESTÁ SAINDO DO OVO POSSA EVAPORAR. 

6. Depois de 1 ou 2 dias, troque o sal se estiver muito úmido. Não reutilize esse sal na cozinha depois de usá-lo na experiência. Se quiser economizar um pouco, o melhor a fazer é tirar o ovo com cuidado, tirar o sal que estava mais próximo ao ovo e colocar o ovo em contato com sal mais seco.
7. Aguarde cerca de 2 semanas ou um pouco mais, dependendo da temperatura do ambiente onde deixou o ovo, e você vai encontrar um ovo bastante seco, enrugado, e bem menor que o ovo que tirou do vinagre. Se tiver uma balança, pese novamente o ovo. 
SUA MÚMIA ESTÁ PRONTA!
Veja como o ovo está bastante diferente do início da experiência:




  • Você vai perceber que o ovo que secou dentro do sal está meio duro, todo enrugado e bem menor que antes. Mas mesmo tendo ficado fora da geladeira por 2 semanas, não está com cheiro ruim, de ovo podre!!!!
  • As mudanças que você observou são uma conseqüência da desidratação - a remoção da água - que o ovo sofreu pela ação do sal.
  • Isso acontece porque o sal absorve a água, ao mesmo tempo que não consegue entrar dentro do ovo. Como tem muito sal em volta do ovo e a saída de água é lenta, não forma uma solução do lado de fora. 
  • Se o ovo cru, fora da casca, fosse deixado ao ar livre, em duas semanas (na verdade, bem antes!) o cheiro de podre ia estar muito forte. Isso ia acontecer porque a umidade permite que bactérias e fungos que só conseguem sobreviver num meio com água.
  • Nossas células têm de 60 a 70% de água. O mesmo acontece com o ovo pelado, pois ele pode absorver água do meio quando perde a casca. O ovo pelado que tínhamos no início pesava 89 gramas. Após 2 semanas desidratando no sal, pesou 33 gramas. Isso corresponde a 37% do peso inicial. Ou seja, após duas semanas, perdeu 63% de água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário