Mão na Massa
O programa ABC na Educação Científica - Mão na Massa tem como objetivo incentivar o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental no Brasil, crianças de 7 a 10 anos,utilizando atividades experimentais, propiciando o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, investindo na formação de docentes e na implementação da proposta em sala de aula. Atualmente, existem iniciativas no ensino infantil e na educação de jovens e adultos.
Experimentoteca Ludoteca - Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP).
Aqui http://www.ludoteca.if.usp.br/index.php
Aliens da Ciência - ARTE E LITERATURA NO ENSINO DA CIÊNCIA.
Aqui http://www.cienciamao.if.usp.br/aliens/index.php
Página inicial do portal
http://www.cienciamao.if.usp.br/index.phpPágina desenvolvida pelo Prof. Luiz Ferraz Neto, com foco central em feiras de ciências, possui um elevado número de experimentos interessantes e factíveis.
http://www.cienciamao.usp.br/tudo/index.php?midia=fci
O que você precisa:
· 1 prato fundo
· um pouco de leite
· corantes de alimento (pelo menos duas cores diferentes)
· 1 palito de dente
· detergente de cozinha
O que deve fazer:1. Coloque um pouco de leite num prato fundo e deixe descansando alguns minutos para que o leite esteja sem se mover no prato.2. Pingue algumas gotas de corantes de alimentos de cores diferentes. Em nossa experiência, colocamos uma gota de corante amarelo, um de corantes vermelho, uma de azul e uma de corante verde. NÃO MISTURE OS CORANTES!
3. Pegue um palito de dente e molhe a pontinha com um pouco de detergente para louças. Não é necessário colocar muito detergente, só coloque um pouco na ponta do palito. Retire o excesso (se ficar como uma gota).
4. Rapidamente, coloque o palito no meio de alguma mancha de tinta. Nós fizemos assim: primeiro o palito foi colocado no meio da mancha amarela - e... PUFF!... o amarelo explodiu!
Depois, colocamos o mesmo palito na mancha azul e ela explodiu!!!
Com o mesmo palito, na última cor... PUFF... de novo, explodiu!!!!
Todas as cores de corantes no leite...
A primeira explosão, na cor amarela!
As cores se misturando, várias explosões!
As cores vão ganhando um tom escuro.
CRÉDITO:
Experiência do Balão Voador
Esta experiência serviu para mostrar para as criança a força do ar.
Material utilizado:
- balão/ bexigas;
- barbante;
- canudinho de refrigerante;
- fita adesiva.
Começamos encher o balão, ma não dê nó no bico do balão.
Quanto mais ar dentro do balão, maior será o percurso dele ao ser solto.
Quanto mais ar dentro do balão, maior será o percurso dele ao ser solto.
Em seguida, passe o canudinho no barbante. As crianças devem segurar as pontas do barbante com firmeza e bem esticado para que o canudinho corra bem.
Com ajuda das crianças, peça o auxílio de uma delas para que prenda entre o canudo e ao balão um pedaço de fita adesiva, desta forma o balão ficará preso no canudinho. Ao largar o balão...o ar que está dentro sai e causa o efeito ação reação...a força do ar faz com que a bexiga se desloque de uma ponta a outra do barbante.
Para que fique mais emocionante, faça uma contagem regressiva antes de soltar o balão...
Os pequenos adoram!
Os pequenos adoram!
Projeto para Feira de Ciências
Áreas envolvidas: Ciências, Português, Matemática, Arte, Informática.
Conteúdo: Os cinco sentidos.
Objetivos: ressaltar a importância dos cincos sentidos na interação com o mundo que nos rodeia. E que aprendemos à medida que nos relacionamos com os objetos e com as
pessoas.
Atividades sugeridas
Dividir a classe em cinco grupos e distribuir um tema para cada um deles.
1. O tato
2. O paladar
3. O olfato
4. A visão
5. A audição
Orientar os alunos num trabalho de pesquisa em jornais e revistas, previamente escolhidos pela professora, para que sejam lidos, de forma compartilhada, pequenos
trechos. Depois, pedir que recortem figuras relacionadas com o tema, que deverão fazer parte de um ou mais cartazes feitos por cada um dos grupos. Nos cartazes, além das colagens e/ou desenhos, devem constar pequenos textos que expliquem o assunto.
Esses textos podem ser retirados do livro do aluno.
Preparar, com os alunos, experiências, em que se utilizem os sentidos, para serem realizadas com as pessoas que forem visitar a exposição dos trabalhos.
Tato
Utilizar saquinho com pequenos objetos para serem reconhecidos com os olhos vendados. Sugestão de objetos: borracha, pedacinho de massa de modelagem, um
prego, um parafuso, um argola, um apontador, uma lixa de unha, um vidro de esmalte, uma bolinha de gude, uma bola de pingue-pongue, um pincel, uma esponja de banho,
um pedacinho de bucha, um chaveiro etc.
Usar uma tira com colagem de diversos materiais para serem percebidos pelo tato, de diferentes graus de maciez (do mais macio para o menos macio: tecidos, paina, algodão
ou peles de animais) e de aspereza (do mais áspero para o menos áspero: lixas com diferentes granulações).
Paladar
Confeccionar com os alunos, nas aulas de Arte, jogos de memória que associem figuras de alimentos com os sabores: ácido (azedo), amargo, doce, salgado.
Se possível, levar alimentos doces, salgados, ácidos e amargos (jiló, folhas de louro e de boldo) para serem degustados ou simplesmente examinados pelos visitantes da feira.
Olfato
Preparar caixinhas de plástico ou de vidro com pequenos objetos que possam ser reconhecidos simplesmente pelo olfato: sabonete, hortelã, cebola, alho, pó de café, açúcar, limão etc.
Nas aulas de Arte, confeccionar com os alunos jogos de memória com coisas que possam ser reconhecidas pelo olfato.
Audição
Separar objetos que emitam ruídos e que possam ser reconhecidos simplesmente pela audição: campainhas, sininhos, chocalhos, pandeiros, flauta doce, triângulos, e outros
instrumentos musicais.
Preparar com os alunos garrafas iguais, de vidro, mas que contenham quantidades diferentes de água (colorida), para que percebam como elas emitem sons diferentes quando tocadas por varetas.
Se possível, ensaiar com todos os alunos da classe uma apresentação para o dia da feira com os instrumentos disponíveis da bandinha da escola.
Visão
Pedir que pesquisem e tragam figuras ou desenhos que causem uma ilusão de ótica, para ser apresentada e experimentada pelos visitantes no dia da feira. Fazer com que eles examinem e percebam figuras reversíveis em publicações especializadas e também em quadros de pintores famosos.
Preparar com os alunos, na aula de Arte, jogos de memória com desenhos ou colagens que impliquem a associação de desenhos e cores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário